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usar email marketing

Usar o email marketing para divulgar a sua marca e engajar seus clientes ou leads é uma ótima estratégia a um bom custo-benefício. 

 O email é uma ferramenta que possui grande alcance e pode trazer diversos benefícios para a sua empresa se feito da maneira correta. E, para isso, existem várias formas e regras para que você consiga aumentar as taxas de entrega, abertura, conversão e engajamento das suas campanhas.

Por isso, hoje, nós vamos abordar exatamente isso: como usar o email marketing da melhor forma para atrair clientes potenciais para o seu negócio.

 

O Email Marketing não morreu

Durante muito tempo, o email marketing foi algo incômodo e considerado até invasivo, por ser usado como forma de comunicação em massa, contendo mensagens pouco relevantes. Dessa forma, as empresas recebiam um retorno muito baixo em relação ao investimento. Mas, com a evolução e o aprimoramento das ferramentas de automação, foi possível direcionar as mensagens certas para as pessoas certas e na hora certa.

E, ao contrário do que muitos pensam, o email não é ultrapassado! De acordo com o HubSpot, 91% das pessoas afirmam checar seus emails todos os dias. Portanto, usar email marketing nas suas ações pode ser uma ótima maneira de gerar bons resultados sem gastar muito dinheiro. 

Além de poder nutrir com informações e conteúdos como meio de estabelecer uma relação mais estreita e de confiança com o seu cliente, o email marketing pode assumir diversas outras funções como: lembretes, datas comemorativas, remarketing, feedback, agradecimentos, status de compras, newsletter, entre outros.

Por ser extremamente versátil e pessoal, é excelente para ajudar na fidelização de clientes e, até mesmo, na prospecção de novos.

 

Por que usar Email Marketing nas suas campanhas

Existem muitos motivos para você começar a utilizar essa técnica agora mesmo. Vamos te mostrar algumas delas:

  1. Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, revelou que o email marketing é importante para 86% das empresas, seguida das redes sociais, 82%. 
  2. Possui grande alcance: você pode passar a mesma mensagem para um número ilimitado de pessoas, basta selecionar suas listas de segmentação.
  3. Flexibilidade e versatilidade: não há limites de caracteres e há possibilidade de criar layouts diferentes, inserir imagens e, em algumas plataformas, até gifs e recursos multimídia.
  4. Custo-benefício: é mais barato se comparado a outros tipos de publicidade.
  5. É previsível: você sabe exatamente quem e quantas pessoas estão recebendo aquela mensagem.

Além de todas essas vantagens, o email marketing ainda é uma ferramenta personalizada, possibilitando uma relação mais próxima com seus clientes, uma vez que você consegue enviar conteúdos específicos de acordo com os seus interesses. Outro ponto importante, é a possibilidade de promover novos conteúdos, educar seus clientes, engajar e, claro, vender. 

 

Passo a passo para criar suas estratégias de Email Marketing

Apesar de simples, é importante estar atento a alguns detalhes para que o seu email marketing tenha o efeito desejado. Para criar um você precisa:

Crie suas listas de segmentação

Atenção, não compre suas listas!

Você precisa construí-las por meio de técnicas de captação, como exemplo, as landing pages — muito usada no Inbound Marketing — e os pop-ups contextualizados no seu site, oferecendo algum serviço ou material de valor. 

Escreva um assunto interessante e chamativo:

Essa é uma das partes mais importantes do seu trabalho com o email. É pelo assunto que o leitor vai decidir se abre ou não aquela mensagem. Textos mais genéricos tendem a ter uma taxa de abertura inferior aos outros. 

Algumas dicas legais para escrever um bom assunto são: não utilizar títulos extensos, tentar incluir números e porcentagens, usar variáveis para personalizar ainda mais o email, criar senso de urgência e utilizar um nome que soe familiar. 

Dados importantes:

  • De acordo com a Convince&Convert, 82% dos profissionais de marketing enviam emails com linhas de assunto com 60 caracteres ou menos. 
  • 69% dos destinatários relatam spam com base somente no assunto do email. 

Faça um texto objetivo e direto:

Evite distrações! Por isso, o seu texto precisa ser claro e objetivo para evitar que o seu cliente perca a atenção do que estava sendo lido.

Pense na persona para adaptar a linguagem e o tom de voz:

As personas, definidas no planejamento das suas campanhas, vão te ajudar a encontrar a linguagem e o tom de voz que você vai usar no seu email marketing. Dessa forma, é possível determinar gírias e expressões que devem ser evitadas.

Use Call To Action:

A chamada para ação é necessária para que o seu lead entenda o que você quer que ele faça com a sua mensagem. Insira CTA’s ao longo de toda a mensagem para que aumente as chances de conversão, mesmo que o seu leitor não tenha lido todo o email.

Analise as métricas e faça testes:

As principais métricas são taxas de clique, abertura, rejeição e conversão. Com elas, você consegue identificar possíveis erros e criar outros emails com uma comunicação mais eficaz.  

 

Boas práticas para não cair no spam

Mesmo com um conteúdo legal, alguns emails podem acabar caindo no lixo eletrônico, prejudicando o seu engajamento e todas as suas estratégias.

Para evitar que esse tipo de coisa aconteça, existem algumas boas práticas para serem seguidas e estão entre elas:

  • Em primeiro lugar, não utilize palavras muito comerciais como: grátis, desconto, promoção, clique aqui, confira, veja, oferta, etc. 
  • Não use letras maiúsculas sem necessidade: você pode substituir por negrito ou itálico, por exemplo. 
  • Evite usar a cor vermelha nos seus textos, pois ela já está associada à mensagens spam;
  • Equilíbrio é tudo: o ideal é ser 40% imagem e 60% texto;
  • Evite imagens muito pesadas que demoram para abrir;
  • Dê o direito do seu leitor se descadastrar a qualquer momento; 
  • Fique atento à quantidade e a periodicidade dos envios;
  • Defina o remetente;
  • Não exagere nos pontos de exclamação e interrogação;

 

Tipos de Emails que você pode utilizar

Agora que você já sabe como planejar as suas ações usando o email marketing, chegou a hora de saber quais são as opções que você tem para comunicar com o seu cliente.

Newsletter:

Uma das melhores formas de nutrir seus leads e manter um bom relacionamento com eles, fornecendo informações e conteúdos relevantes com certa periodicidade. Normalmente, são mais abrangentes dentro de um tema.

Email Sazonal

São aqueles enviados somente em datas especiais, como o Natal, dias das mães, Black Friday, etc. Tem como objetivo fazer com que seu cliente se sinta lembrado e, além disso, fortalecer o seu relacionamento com ele. Aqui, você pode usar artifícios visuais, chamativos e personalizados. 

Email Promocional

Pode ser para promover produtos ou serviços físicos, digitais, gratuitos ou não. Tem como foco a conversão, portanto, a segmentação deve conter aqueles clientes do estágio de fundo de funil, ou seja, que possuem o maior potencial de compra. 

Email para clientes inativos

É bastante comum que os seus clientes parem de se relacionar com você. No entanto, esses leads são muito importantes, porque já conhecem e já tiveram contato com você alguma vez. Por isso, possuem grande chances de voltar a “falar” com a sua marca. 

Então, crie estratégias para reativá-los por meio de email marketing que tenham grande valor para eles e perguntas sobre o que eles gostariam de receber, para que você possa criar emails ainda mais personalizados para essa base de leads. 

Email de boas vindas

É enviado assim que uma pessoa se torna um lead. Portanto, o principal objetivo é fornecer uma boa experiência para o usuário, fazendo com que ele se insira na jornada de compra. 

 

Conclusão

Só de curiosidade, de acordo com a Statista, mais de 347 bilhões de e-mails serão enviados e recebidos até 2023.

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Se você ainda não utiliza email marketing nas suas estratégias, é melhor rever seus conceitos. Além de ser uma ferramenta muito barata, existem várias plataformas de automação que podem te ajudar a alavancar suas vendas com essa estratégia.

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