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Você sabe como analisar as métricas do Instagram? O Instagram Analytics é 

essencial para conseguir melhores resultados nas suas campanhas dentro 

da rede social, muito conhecida pela sua capacidade de engajamento.

Cá entre nós… 

Como você sabe se suas campanhas no Instagram estão no caminho certo ou não? Quais são as métricas que você dá mais importância?

Hoje, nós vamos falar um pouco sobre o Instagram Analytics e como usar os dados fornecidos pela plataforma para conseguir melhores resultados. Essa análise é fundamental para entender como o consumidor se comporta e interage com a sua marca, possibilitando campanhas mais assertivas e eficazes para o seu objetivo. 

Mas, antes de entender como funcionam, é preciso entender quais são os dados mais importantes a serem analisados e o que cada um significa. Vamos lá?!

Qual é a importância da análise de dados no Instagram?

Para quem trabalha com redes sociais, é extremamente necessário acompanhar como está o andamento das suas campanhas. Afinal, como seria possível aplicar melhorias se não houver nenhuma informação para identificar os erros?

gif nazaré confusa

Pois é! Fica difícil, né? Por isso, a própria rede social disponibilizou o Instagram Insights para facilitar essa tarefa. Essa funcionalidade é válida apenas para quem tem a conta comercial e dá acesso às seguintes métricas:

  • Características do público;
  • Melhores dias e horários de postagem;
  • Alcance das publicações;
  • Taxa de engajamento;
  • Cidades que seus seguidores estão localizados.

Você pode acessar pelo celular e, também, obter essas informações pelo Estúdio de Criação do Facebook. Abaixo, o passo a passo para ter acesso tanto no Desktop, quanto pelo smartphone. 

Versão Desktop: acesse facebook.com/creatorstudio e clique em Insights. Logo, você poderá ver por idade, gênero, localização e os horários e dias de postagem. Além disso, pelo Estúdio de criação, é possível programar publicações no Instagram e Facebook e acompanhar suas postagens.

versão desktop do Instagram Insights

Versão Mobile (celular): entre no seu Instagram e, na sua página inicial, clique no canto superior direito e, depois, em Insights. O relatório fornece as seguintes informações dos últimos 7 e 30 dias:

métricas dos instagram - visão geral

 

Além desses insights, o Instagram também mostra algumas métricas em relação ao conteúdo que você publicou.

painel do instagram insights para selecionar a métrica

Lembrando que, quem tiver um perfil pessoal e quiser ter acesso a essas informações, é só ir em configurações, fazer a transição e conectar com a sua página no Facebook. Caso você não a tenha, o Instagram deixa a opção para criá-la na hora. Feito isso, atualize as suas informações de acordo com o que você deseja que fique disponível para as pessoas verem. Pronto! Sua conta comercial já está criada e vinculada ao Facebook! Bem simples, né? 🙂

Quais são as métricas do Instagram mais importantes

Agora, já sabendo de todas essas funcionalidades, vamos falar um pouco sobre as métricas do Instagram que devem ser priorizadas e como devem ser analisadas:

  • Seguidores e audiência

Antes de mais nada: NUNCA compre seguidores!

O sonho de crescer rápido no instagram pode se tornar um verdadeiro pesadelo. Isso acontece porque quando compramos seguidores, normalmente são perfis fakes, vazios e que jamais interagiriam com você. Isso pode ser motivo de penalização por parte do Instagram e desconfiança das pessoas. Ao contrário do que muitos pensam, essa prática pode acabar com todas as suas estratégias de marketing dentro da plataforma.

Priorize gerar conteúdo de valor para o seu público. Assim, mais pessoas vão se interessar pela sua marca e pelo que você entrega.

Além disso, essa métrica apresenta a idade, gênero, número de novos seguidores, número de visitantes em determinado espaço de tempo, principais cidades e os melhores dias e horários para postar suas publicações. Outro ponto importante é que ao criar anúncios é possível segmentar o público de forma mais certeira. 

painel métricas do instagram que mostra o público

  • Alcance

Alcance mostra a quantidade de perfis únicos que visualizaram a sua publicação. Essa é uma forma muito boa para entender melhor quais tipos de postagens têm desempenho mais relevantes. É por meio do alcance que você consegue planejar melhor seus próximos conteúdos com base no que seus seguidores mais gostam.

  • Impressões

Já o número de impressões implica na quantidade de vezes que o seu post foi visto, independente se apareceu mais de uma vez para uma pessoa. Portanto, esse número será sempre maior do que o número mostrado no alcance.

Se seu post A teve 10 impressões e 1 alcance, significa que uma pessoa viu 10x o mesmo conteúdo. A importância dessa métrica é justamente identificar e otimizar as suas campanhas, para que possa alcançar mais pessoas, gerar mais engajamento e, consequentemente, resultados mais satisfatórios.

painel de métricas do instagram - impressões

  • Número de visitas no perfil

A importância dessa métrica, é para acompanhar o número de pessoas que entraram no seu perfil. O que atrai seu público, é seu conteúdo. 

Tente seguir o funil de vendas, ou seja: atrair, engajar e converter. Tente planejar de forma que atinja todas as etapas!

  • Engajamento

Como o seu público interage com a sua marca nas redes sociais? A taxa de engajamento pode ser mostrada de várias formas. Mas é importante que você tome cuidado para não cair na vaidade. Claro que, até certo ponto, as curtidas e os comentários podem ser um direcionamento de como você está indo nas redes sociais, mas não apegue-se a apenas elas, ok?!

Além dos comentários e curtidas, aqui vão outras métricas de engajamento para ficar de olho:

  • Direct: indica uma certa proximidade e identificação entre sua marca e seu público;
  • Salvamento: é quando o usuário “guarda” aquele conteúdo para um outro momento;
  • Compartilhamento: essa métrica ajuda (e muito) para sua marca ser mais vistas por mais pessoas que podem ter interesses em comum.

 

Dicas de como gerar mais alcance e engajamento

Existem algumas formas de melhorar o alcance e o engajamento do seu perfil no Instagram. Para isso, olha só essas dicas super simples e fáceis de serem aplicadas:

  • Use diferentes formatos: o Instagram permite criar conteúdo em diversos formatos (vídeos, fotos, IGTV, stories, reels, gifs, carrossel). Tente explorar ao máximo essas possibilidades!
  • Hashtags: elas são usadas para identificar um tema específico e direcionar a outras publicações relacionadas àquele assunto. Para isso, existem algumas boas práticas como não exagerar na quantidade e nem utilizar palavras muito extensas, pesquise algumas com mais visualizações, utilize palavras-chave e crie a sua própria #.
  • Legendas com conteúdo de valor: não há uma regra específica sobre o tamanho da legenda. O que importa de verdade é ter conteúdo relevante para o seu usuário!
  • Relacionamento com o seguidor: responda e interaja com o usuário. Observe se suas respostas estão de acordo com o tom de voz adotado pela sua empresa. Por exemplo: se sua marca for um pouco mais séria, não é recomendado que use gírias ou outras expressões descontraídas.
  • Comportamento do usuário e tendências: acompanhe seus concorrentes, veja o que eles estão fazendo e o que os seus usuários estão buscando na internet!

 

Conclusão

Utilize o que você tem ao seu favor!

O Instagram Insights é uma ótima ferramenta e fundamental para quem trabalha com redes sociais e para quem quer marcar presença no mundo digital. Essa ferramenta auxilia no planejamento com antecedência dos seus conteúdos, a identificar os erros e os acertos, a definir seu posicionamento e outros pontos importantes em suas campanhas.

O que achou do texto de hoje? 

Quer definir as melhores estratégias para o seu negócio e entender melhor sobre as métricas? Vamos conversar!

Continue acompanhando o nosso blog e as nossas redes sociais para mais novidades do mundo do Marketing Digital.

 

Glossário:

Métricas: dados coletados que podem medir o desempenho do seu instagram, por meio de estatísticas

Insights: é o momento que uma pessoa entende algo de forma inesperada ou encontra uma solução para determinada situação.

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