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celular na mão com a interface de login do Facebook e um notebook ao fundo

O Facebook se mantém como a rede social mais usada no mundo, sabia? Pois é! E, além disso, continua sendo, também, uma ferramenta poderosa de divulgação e vendas. O Facebook, assim como outras plataformas, permite a publicidade de forma segmentada, ou seja, mostrar anúncios para as pessoas que mais se identificam com a sua marca, produto ou serviço, de acordo com a localização geográfica, horários, estilo de vida e outras características.

Esses anúncios são feitos por meio do Gerenciador de Negócios, que oferece ao usuário diversas possibilidades para suas estratégias.

Se você já fez ou ainda faz suas próprias campanhas, pode ser que já tenha surgido alguma dúvida na hora de escolher o objetivo. Não se preocupe, porque isso é normal! 

A seguir, vamos falar um pouco sobre cada possibilidade que a rede social oferece para que possamos alcançar nossas metas, aumentar o lucro e reconhecimento de marca. Vamos lá?!

 

Entenda melhor cada objetivo de campanha

Antes de pular para a parte de preparar os anúncios, tenha em mente o que você pretende conseguir com a publicação. Qual ação você espera que o usuário realize? O que e quem você pretende atingir? Respondendo a algumas dessas perguntas, as chances de escolher o objetivo ideal é muito maior.

Eles são divididos em 3 categorias, que seguem a mesma linha de raciocínio da jornada de compra do cliente:

painel com todos os objetivos de campanha do facebook para selecionar

Reconhecimento

Corresponde ao Topo de Funil. São aqueles anúncios que despertam a atenção e o interesse pela sua marca, produto ou serviço e, muitas vezes, são feitos para um primeiro contato com o cliente. É aqui que você se posiciona e mostra os principais diferenciais da sua empresa em relação aos seus concorrentes. Normalmente, não é voltada para as vendas.

  • Reconhecimento da marca: 

Essa opção é para quem deseja aumentar a visibilidade ou reforçar a marca para os usuários. Aqui, as pessoas estão na fase da descoberta e os anúncios são mostrados para quem tem mais potencial de se interessarem e lembrarem da sua empresa.

Quando usar: se a sua empresa já tem uma participação no mercado, uma base de clientes, mas não tem audiência, este é o momento ideal! Uma boa dica é criar conteúdos com imagens impactantes ou vídeos.

  • Alcance:

Quando você escolhe alcance, você configura o seu anúncio para mostrar ao maior número possível de pessoas dentro do público especificado.

É preciso ter muito cuidado com a segmentação, para que a publicação apareça para as pessoas que têm mais chance de se interessarem pela sua marca. Caso contrário, você pode acabar gastando o seu orçamento com o público errado.

Esse objetivo de campanha não leva em conta as interações anteriores dos usuários.

É ótimo para a divulgação de empresas legais que desejam aumentar a base de clientes e reconhecimento do local.

 

Consideração

É quando o cliente começa a pensar na sua empresa como possibilidade de resolução do problema que ele tem. Portanto, vai começar a buscar mais informações. É uma ótima oportunidade de gerar mais tráfego, engajamento e direcioná-lo para aplicativos de mensagens. Corresponde ao meio do funil.

  • Tráfego

O tráfego direciona as pessoas para outros canais. Essas URL’s podem ser uma publicação de blog post, o seu site, um aplicativo, landing page, entre outros. Por aqui, o público já passou da fase da descoberta e está buscando por mais informações sobre a sua marca. É bastante eficiente para e-commerces, que pretendem aumentar a visualização do catálogo de produtos.

Estes anúncios só serão cobrados quando houver cliques na sua URL. Deve ser usado para gerar tráfego em algum outro canal, como foi dito acima. Isso contribui para o aumento de autoridade da sua empresa

  • Engajamento

Aparece para as pessoas que têm mais chances de interagirem com a sua publicação ou sua página. Esse engajamento pode ser curtidas, comentários ou compartilhamentos. Importante tomar cuidado para não se apegar às “métricas da vaidade”.

Pode ser usado se você quiser ter mais seguidores na sua página, criar um relacionamento com o usuário, fazê-lo participar de um evento ou obter uma oferta.

  • Instalações de aplicativos

Esta alternativa incentiva o usuário a fazer o download de algum aplicativo. Assim que a pessoa clica no anúncio, pode ser direcionado diretamente para a Play Store ou para a Apple Store. Aparece para quem já teve ou demonstrou interesse no app. 

É bem eficiente para aumentar o número de usuários de uma plataforma.

  • Visualizações de vídeo

Os vídeos têm sido muito usados nas estratégias de marketing. Esse objetivo de campanha serve para aumentar as visualizações do seu conteúdo e do engajamento.

É uma boa forma de mostrar os bastidores, depoimentos de clientes satisfeitos, campanhas da sua empresa e novos produtos e serviços.

  • Geração de cadastros

Aqui, você oferece alguma vantagem para os seus leads, para que eles possam fornecer algumas informações para a sua empresa, como e-mail, nome e telefone.

Esses dados são muito importantes para criação de novas campanhas e relacionamento com o cliente. Uma vantagem é que o usuário não precisa sair do Facebook para realizar essa ação, tendo assim, mais potencial de conversão.

Fique atento, apenas para a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

  • Mensagens

Os usuários podem ser direcionados para o WhatsApp, Messenger ou Direct, interagindo, assim, direto com a marca. Seja para fazer perguntas, incentivar o interesse pela sua empresa, ou para realizar uma venda.

Esse tipo de objetivo é muito usado quando há um chatbot (mensagens automáticas) configurado, porque respondem aos usuários instantaneamente e automaticamente.

As mensagens podem reforçar a confiança, credibilidade e fidelidade à marca.

 

Conversão

Correspondente ao fundo de funil, esses anúncios têm como finalidade gerar vendas, uma vez que o seu potencial cliente já considerou o seu negócio como uma solução para o resolver o problema que ele possui.

  • Conversões

As conversões não significam, necessariamente, vendas. Isso vai depender do propósito da empresa. 

Esse tópico está ligado ao incentivo do usuário realizar alguma ação no seu site, podendo ser um cadastro, adicionar um item ao carrinho, realizar uma compra, etc. É importante saber que esse objetivo de campanha só irá funcionar se você tiver o Pixel do Facebook instalado, porque é por meio dele que é possível rastrear as pessoas que clicaram na sua URL. 

  • Vendas de catálogo

É possível integrar sua loja virtual com o Facebook e criar um catálogo com os seus produtos. Portanto, toda a experiência do usuário ficará dentro da rede social, ou seja, ao clicar no link, ele não será direcionado a uma outra página de destino. 

O Facebook prioriza, dentro da sua segmentação, quem é mais propenso a realizar uma conversão. Além disso, é 

  • Tráfego para esclarecimento

Se você tem um negócio local e a sua intenção é promovê-lo e incentivar que as pessoas vão até o ponto físico, essa é a melhor escolha. É possível atingir pessoas de acordo com a sua localização e, se houver mais de um endereço, segmentar esse público. Além disso, o Facebook disponibiliza alguns Call To Action específicos como “ligar agora” ou “como chegar”.

 

ilustração de um smartphone com as reações do facebook e interfaces diferentes da plataforma

Conclusão

Para cada tipo de estratégia, existe o objetivo de campanha que melhor vai atender às suas necessidades do momento. O ideal é que os anunciantes testem as melhores possibilidades para compararem os resultados de qual objetivo teve melhor performance. 

Lembrando que, além de testar essas ferramentas do Facebook, é importante utilizar técnicas de copywriting e fazer layouts diferentes também.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo que nós te ajudamos! 

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