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Jornada de compra do cliente é o trajeto percorrido pelo consumidor até chegar à tomada de decisão de um determinado produto ou serviço. Esse caminho envolve 4 etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. Neste texto vamos falar sobre cada uma e as estratégias adotadas em cada uma delas.

Antigamente a comunicação se concentrava apenas em algumas peças, como: anúncios impressos, rádio e televisão. Hoje, a situação é bem diferente! A comunicação por diversos meios, fez o comportamento do consumidor mudar, uma vez que a concorrência aumentou. Por isso a importância de traçar estratégias cada vez mais bem planejadas e encontrar formas de atrair e encantar um consumidor.

Com o Marketing de Conteúdo, várias empresas enxergaram essa oportunidade e começaram a entender que era preciso entregar conteúdos de valor para um cliente, alimentando o seu relacionamento e o direcionando à venda de maneira menos invasiva. Importante lembrar também que esse é um processo que demanda mais de tempo para os resultados começarem a aparecer.

Mas, para que tudo dê certo e você consiga alcançar o objetivo final, que é a conversão, é fundamental conhecer as 4 etapas que envolvem a jornada de compra do seu cliente e como aplicá-las corretamente. São elas:

  • Aprendizado e descoberta
  • Reconhecimento do problema
  • Consideração da conclusão
  • Decisão de compra

 

O que é Jornada de Compra do Cliente?

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É o caminho usado para definir onde o seu consumidor se encontra no processo de compra. Essa é uma estratégia indispensável para o Inbound Marketing. 

Ou seja, o principal ponto é a produção de materiais de valor para as pessoas certas e no momento certo. Dessa forma, você consegue aumentar a autoridade da sua marca, gerar confiança para a sua persona e atraí-la para a compra do seu produto ou serviço. Além disso, é uma maneira de fortalecer o relacionamento com o público e fidelizar seu cliente.

De acordo com isso, vamos entender cada uma dessas fases e a sua relação com o funil de vendas:

 

Aprendizado e descoberta:

Essa é a primeira etapa e corresponde ao topo de funil (ToFu). É onde o lead faz seu primeiro contato com a marca e ainda não sabe que existe um problema para resolver ou uma necessidade. Portanto, seu principal desafio é criar algo que chame a atenção.

Lembrando que aqui ainda não há intenção de compra! Então, opte por conteúdos mais amplos para despertar o interesse.

Alguns exemplos de temas:

(Vamos trabalhar com a hipótese de que você tenha um curso de inglês)

Ideias de temas:

  • 10 motivos para aprender a falar inglês;
  • Lista das línguas mais faladas no mundo; 
  • Como o inglês pode te ajudar no mercado de trabalho;

 

Reconhecimento do problema:

Etapa correspondente ao meio de funil (MoFu). 

O seu consumidor entende que tem o problema mas ainda não vai fazer a compra. Então, começa a busca por informações pouco mais específicas sobre a necessidade que ele tem. Aqui, não foque muito na venda do seu produto em si. Apresente um conteúdo com mais informações e algumas possibilidades de soluções. Uma boa alternativa é criar materiais ricos nos quais ele compartilhe algum contato com a sua empresa, tornando um lead.

Ideias de temas:

  • Checklist: 15 falsos cognatos para prestar atenção;
  • Como usar músicas, séries e filmes para aprender inglês;
  • 10 Dicas para dominar o inglês;

 

Consideração da solução: 

O seu cliente já está no fundo do funil. Então, é quando já começa a avaliar com qual empresa ele fará a compra, processando todas as informações que ele recebeu ao longo de todo o caminho percorrido. Portanto, cite o seu produto e mostre como pode ser a melhor solução para o problema dele. 

Tente criar conteúdos mais focados no seu produto, utilizando estratégias como email marketing, depoimentos de clientes satisfeitos, cases de sucesso, entre outros.

Ideias de temas:

  • Depoimento de cliente: como o inglês do “Curso X” ajudou na vida profissional;
  • 7 dicas de como se preparar para o TOEFL;
  • Como o “Curso X” te prepara para intercâmbios e viagens.

 

Decisão de compra: 

Essa é a última etapa da jornada de compra do cliente, que também corresponde ao fundo de funil. 

Aqui é o momento decisivo e onde o seu cliente decide se vai comprar o produto da sua empresa. Nesse caso, você deve falar diretamente do seu produto ou serviço e oferecer algo a mais para que ele possa ter alguma vantagem, como amostras grátis, consultorias, aula experimental, etc.

Ideias de temas:

  • Conheça o nosso curso e saiba mais sobre os professores que você vai estudar;
  • 8 benefícios exclusivos para nossos clientes;
  • Faça uma aula experimental: entenda como funciona nosso método de ensino.

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As vantagens de investir nessa estratégia

Essa é uma das formas de aumentar a chance de fidelização de um cliente e de aumentar as vendas da sua empresa, além de trabalhar a sua imagem, passando cada vez mais confiança e credibilidade, tanto aos antigos clientes quanto aos novos que estão chegando. 

Outras vantagens

  • permite criar um conteúdo mais direcionado e menos invasivo;
  • possibilidade de contato personalizado;
  • identifica com mais facilidade suas estratégias e onde pode ser otimizado;

Conclusão

Conhecer todos esses estágios melhora o desempenho do seu negócio. Além de ser uma ótima maneira de manter o relacionamento com o cliente, é também uma forma de aumentar suas vendas e ainda mais chances de que ela recomende a sua empresa para outras pessoas.

Hoje, você precisa estar mais do que conectado, é necessário marcar presença no meio digital e mostrar todas as suas qualidades para conquistar um cliente. Afinal, a concorrência é enorme e o seu público sempre terá mais de uma opção para decidir. Portanto, trace estratégias para você ocupar o primeiro lugar!

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2 Responses

    • Obrigada pelo comentário! ❤️
      A intenção é passar o máximo de informação de forma bem simples e direta.

      Continue nos acompanhando, sempre temos novidades por aqui! 😉

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