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Tendências SEO 2021

O mundo digital avança muito rápido e constantemente. Todos os dias há alguma novidade, uma atualização, adaptação de um aplicativo ou um novo site no ar. Por isso é importante ficar de olho e acompanhar tudo o que acontece no mercado.

Anteriormente, nós falamos um pouco sobre o SEO e da sua importância para o seu site ou blog. Além de todos aqueles detalhes, acrescentamos também algumas tendências SEO 2021 para colocar em prática.

 

Experiência do usuário (UX)

O usuário sempre em primeiro lugar. Isso porque o nível de satisfação que ele apresenta é um fator de extrema importância para a sua estratégia de SEO e vai além da qualidade do seu conteúdo.

UX (que significa User Experience) é tudo que se refere à experiência com um produto/serviço, do início ao fim. Por isso, você deve oferecer um canal de forma acessível, com muita informação significativa e sem barreiras. 

 

Conteúdos mais extensos, relevantes e focados na intenção do usuário

Vimos que a experiência do usuário é super importante. Portanto, escrever conteúdos relevantes para a sua persona é tendência desde o início e nunca vai sair de moda. 

Um usuário, para se sentir satisfeito com o seu site, precisa a solução do problema que ele apresentou. Esse é um dos fatores analisados pelo Google para rankear um conteúdo.

Afinal, se a sua página tem uma taxa de rejeição muito alta, pode sofrer um impacto negativo e prejudicar a imagem e autoridade da sua marca no ambiente virtual.

Lembrando que você está escrevendo para sua persona, então crie conteúdos originais e com informações que sejam importantes para ela.

 

Google Meu Negócio

Tendências SEO 2021 - Google Meu Negócio

Durante o ano de 2020, como resultado das mudanças de hábitos por conta da pandemia do Coronavírus, o comércio local passou a ser mais valorizado.  Então, se você ainda não usa o Google Meu Negócio, agora é o momento de usar! 

Essa ferramenta gratuita é um ótimo aliado para pequenos e médios empresários, porque garante uma exposição na página de pesquisa, com informações importantes para o seu cliente. E o melhor: custo zero! 

 

Métricas Vitais para Web (Core Web Vitals)

Uma das tendências SEO 2021 são as métricas lançadas pelo Google, que focam na experiência do usuário. São 3:

– LCP – Large Contentful paint: essa métrica está relacionada ao tempo de carregamento do seu conteúdo principal. De acordo com o Google, o ideal é que esse valor seja até 2,5s.

– FID – First Input Delay: é o tempo que leva para o seu conteúdo principal estar disponível para a primeira interação com o usuário. O ideal é que esse valor seja abaixo de 100ms.

– CLS – Cumulative Layout Shift: esse fato diz respeito à estabilidade visual durante a navegação e o quanto isso interfere no layout da página. O ideal é esse índice fique abaixo de 0,1.

Tendências SEO 2021 - Core Web Vitals

SEO para Mobile

Diante do crescimento do uso de smartphones, o Google anunciou, em 2109, a prioridade na indexação feita por meio de dispositvos móveis, e não pela versão do desktop.

E, para garantir um bom trabalho e boa experiência do usuário, existem algumas regras e boas práticas, como mesmos dados estruturados para computador e smartphone, URLs corretas, texto alternativo iguais para as imagens em ambas as versões, entre outras. 

 

Requisitos de Segurança

Da mesma forma que você deve oferecer qualidade ao seu cliente, é preciso oferecer segurança também. Portanto, ter requisitos como certificado SSL pode ser um diferencial para a sua marca. 

 

Conteúdos com fatores E-A-T

Isso significa produzir nas diretrizes analisadas para avaliar um conteúdo de qualidade. São eles: expertise (conhecimento), Authoritativeness (autoridade) e Trustworthiness (confiabilidade). Ou seja, criar conteúdos por alguém que entenda do assunto, mostre domínio e seja confiável, com informações verdadeiras.

Então, como você está escrevendo para seu cliente, uma boa dica é trabalhar em  cima das personas. Dessa forma, você consegue pesquisar intenções de busca e encontrar sites com alto nível de credibilidade. 

Tendências SEO 2021 - EAT google

Palavras-chave de qualidade

Como já sabemos, palavras-chave são imprescindíveis. Porém, é muito comum vermos alguns lugares que pecam pelo excesso delas e acabam usando umas que não são correspondentes à busca do seu usuário, o que prejudica a sua estratégia de SEO.

 

SEO para Instagram

O Instagram anunciou em 2020 uma mudança no sistema de buscas da rede social. Anteriormente, era necessário inserir uma hashtag, um local ou nome do usuário para encontrar o que desejava. Porém, agora, é possível fazer essa busca por meio das palavras-chave.  

E como posso otimizar o meu perfil no Instagram?

  • Deixe seu perfil público;
  • Use palavras-chave na bio e na legenda;
  • Integre outros canais com o seu perfil por meio dos links;
  • Utilize as ferramentas do Instagram Business a seu favor. 

 

E não para por aí. Como falamos, o Google está em constante atualização para garantir as melhores experiências para seus usuários. Essas são as tendências SEO 2021 para colocar em prática.

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